O prazo para filiação a partido político é até esta sexta (7) para quem deseja se candidatar nas eleições de 2012, quando serão escolhidos prefeitos e vereadores.
O ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles se desfiliou do PMDB nesta quinta-feira (6), de acordo com a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás. A assessoria informou ainda que o tribunal ainda não recebeu pedido dele para filiação em outra sigla.
O prazo para filiação a partido político é até esta sexta (7) para quem deseja se candidatar nas eleições de 2012, quando serão escolhidos prefeitos e vereadores.
Meirelles, que é hoje presidente do Conselho Público Olímpico, órgão criado para coordenar as obras necessárias à realização das Olimpíadas, pretendia se candidatar ao governo de Goiás no pleito de 2010, mas o PMDB escolheu o então prefeito de Goiânia, Iris Rezende, para disputar o cargo pelo partido.
O ex-presidente do BC se filiou ao PMDB em outubro de 2009, no limite do prazo exigido para concorrer às eleições de 2010. Na ocasião, foi recebido com fogos de artifício pelos dirigentes locais do partido em Goiás, quando já se falava em uma possível candidatura dele ao governo do estado.
No entanto, em fevereiro de 2011, diante do apoio do PMDB a Iris Rezende, Meirelles anunciou publicamente que abriria mão da disputa e permaneceria à frente do Banco Central até o final do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Com o fim do governo Lula, Meirelles foi substituído no cargo pelo então diretor de Normas do BC, Alexandre Tombine. Em junho deste ano, Meirelles foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para o comando do Conselho Público Olímpico.